|
|
ARCHIVES
|
|
PLATON EN PAVEL FLORENSKI Y ALEXEI LOSSEV
|
El
P.P.Florensky vivi'o en la experiencia m'itica de la idea cristiana; avizoraba
en ella la cuarta dimensi'on de las nuevas ciencias del espacio y del tiempo,
la complejidad asombrosa de la imagen y la magia de las palabras ; el
desajuste de los dos universos, el celeste y el terrestre. Su Platonismo,
embebido de lo mas real de lo real, alcanza sus logros mayores en las esferas
cultuales y m'isticas. El universo espiritual de Losev, su Platonismo, no niega
nada de esas realidades, pero su acceso a ello es complementario y distinto.
Somos deudores de ambos.
Далее.........................................>>>
|
|
ПЛАТОН У ФЛОРЕНСКОГО И ЛОСЕВА
|
П.Флоренский, как и В.Эрн, пребывал в мистическом опыте христианской веры. Ее анамнезиспробуждал четвертое измерение нового времени и пространства, а оно, в свою
очередь, удивительную магию имени и образа. Разлад между небесным и земным
примирялся теургически. Эмпирический платонизм Флоренского, вдохновленный
высшей реальностью, подобно мифу о пещере, находил свое выражение в сферах
религии и культуры. Для духовного мира Лосева платонизм, напротив, имеет
вспомогательный характер; хотя он и не отрицает ни одну из реальностей, он
утверждает критический подход и углубляется в мировоззренческие противоречия.
Мы признательны обоим мыслителям.
Далее.........................................>>>
|
|
CINEMATOGRAFIA COMPARADA
|
"O Triunfo da Vontade" de Reni Riefenstahl e "Outubro" de Sergei Eisenstein são ambos filmes de propaganda da maior envergadura, tanto em conteúdo como em execução. Enquanto Riefenstahl se concentra na exploração da imagética do nacional-socialismo Eisenstein concentra-se na recriação de uma etapa crucial da luta de classes soviética. Os dois filmes tentam manipular a «Weltanschauung» política dos espectadores empregando diversas técnicas cinematográficas inovadoras, como montagens audaciosas e imagens hipnotizantes que parecem sempre persistir sobre o ecrã (por exemplo as intermináveis paradas nacional-socialistas em "O Triunfo da Vontade"). Devemos compreender, não obstante, que o nacional-socialismo e o comunismo estavam quase diametralmente opostos no espectro político da época. Enquanto o nacional-socialismo tentava concentrar-se no aperfeiçoamento da raça nórdica o comunismo tentava abarcar toda a humanidade.
Continua.........................................>>>
|
|
|
|